12 de abril de 2016

Qual a melhor hora de sair de casa?

Depois que a gente cresce, faz faculdade, começa a trabalhar e comprar coisas com o próprio dinheiro, na primeira briga familiar você pensa "Quero ir morar sozinha".
Mas será que essa é a melhor decisão a ser tomada?

Eu sei, a gente acha que vai ser difícil se manter sozinha, mas a realidade, é que não temos noção nenhuma de como realmente é. Pagar contas, fazer feira, limpar casa, fazer comida, resolver problemas. Desde pequenos nos acostumamos a sempre ter alguém que nos ajude a fazer algo e mesmo que depois de crescidos, passemos a assumir responsabilidades dentro de casa, as maiores são sempre dos pais [ou das pessoas que são responsáveis por você]. 
Eles que seguram a barra quando o preço da carne sobe e o salário continua o mesmo.  

Tenho 23 anos, sou formada em Design Gráfico e atualmente trabalho em casa. Com toda essa crise, a quantidade de clientes diminuíram muito. Se eu tivesse saído de casa quando as coisas estavam indo bem e meu salário estava maravilhoso, com certeza precisaria pedir uma ajuda grande dos meus pais, ou até voltar a morar com eles. 

Pensando em tudo isso, resolvi fazer esse post para os fazer pensar e escolher a melhor hora para sair de casa.


1- SUA IDADE NÃO IMPORTA

Não importa se você tem 30 anos e ainda mora com os pais. Existem pessoas que não sentem vontade de sair do casulo, já outras não veem a hora. O que quero dizer, é que não é porque você tem 25 anos de idade e a sociedade diz que com essa idade você já deveria ter uma carreira sólida, um emprego estável, um salário perfeito e uma casa só pra você, isso realmente vai acontecer. 
Independente da idade, antes de ir morar sozinho, é necessário ter condições para isso e principalmente, querer que isso aconteça.
Se não for algo que seus pais estejam reclamando e pra eles esteja tudo ok e você também não consiga enxergar um motivo pra sair, então, ótimo! Mas se não, é preciso se organizar pra que aconteça da melhor forma possível.

2- BRIGAS PASSAM, PROBLEMAS SE RESOLVEM

Não sei como é a sua casa, sua família e estou longe de querer opinar sobre a sua vida [afinal, eu não sei como ela é], mas digo baseado na minha própria vida, as brigas sempre passam.
Resolver sair de casa só porque você quebrou o pau com sua mãe não é a decisão mais sábia. 
Tenho o pensamento de que, os problemas sempre se resolvem, principalmente os conflitos familiares, muitas vezes é preciso apenas uma conversa. 

3- É PRECISO TER DINHEIRO

Essa é a principal dificuldade que temos que enfrentar antes de sair de casa, ter dinheiro pra se manter sozinho. Não por um mês, mas pelo resto da vida. 
Desde que comecei a trabalhar, logicamente, passei a arcar com todas as minhas despesas. Mas moro com minha vó, e é ela quem paga as contas da casa, quem faz a feira do mês, quem resolve o problema quando algum cano estoura ou quando algum eletro queima. 
Então, é muito fácil trabalhar e usar todo o meu dinheiro apenas para mim, sem precisar pagar absolutamente nada em casa.
Ou seja, além dos custos fixos, precisamos pensar que em um mês ou outro imprevistos irão acontecer e somos nós que vamos precisar resolver. 
Sem contar naquele dinheirinho pra curtir um fim de semana fora, que ninguém é de ferro né?



4- SERÁ QUE VOCÊ TEM MATURIDADE PRA VIVER ISSO?

Foram incontáveis as vezes em que eu pensei em sair de casa. E sim, eu quero muito isso!
Mas todas as vezes fiquei pensando que, além de [ainda] não ter dinheiro para isso, não tenho maturidade. Morar só ou com outra pessoa significa desafios de convivência, com você mesmo ou com o outro.
Namoro a quase 4 anos e claro que pensamos em morar juntos, mas é claro que precisamos aprender muita coisa antes disso acontecer. Aprender a ser mais flexível e se dar conta que o outro não age igual a você, que tem manias, jeitos próprios de fazer determinadas coisas, e você precisa respeitar. Seja seu namorado ou sua amiga.
E mesmo que você vá morar só, estar sozinha parece ser bom, quando a gente sabe que no fim do dia, sua mãe vai chegar do trabalho e te perguntar como foi seu dia, ou que ela vai te dar um beijo antes de dormir. 

5- PLANEJAMENTO É A ALMA DO NEGÓCIO

Simmm, é preciso planejar e pensar direito antes de tomar a decisão. 
Guardar um bom dinheiro na poupança, pesquisar o máximo que puder para comprar móveis e eletros mais baratos. Ter a sorte de encontrar um bom imóvel por um preço justo e que você possa pagar. E fazer contas! Muitas contas!

Sempre fui organizada, não só com minhas coisas, mas também com meu dinheiro. Não vou mentir, já fiquei lisa lesa e louca várias vezes, mas nunca deixei de comprar ou de fazer absolutamente nada do que eu queria. Isso porque SEMPRE me planejei.



Como ainda moramos com os nossos pais, é mais fácil de nos planejarmos e fazermos dessa nossa saída de casa um momento super legal e não um traumático.
Vou falar agora, alguns passos que começarei a fazer esse ano para então, conseguir a tão sonhada casa nova:

  1. Criar uma poupança e guardar dinheiro o bastante para que eu consiga me manter e pagar minhas contas por pelo menos 6 meses, ou seja, todo o dinheiro que eu precisaria para pagar luz, condomínio, aluguel, compras do mês, internet... etc. [isso irá me dar mais segurança, caso algum imprevisto aconteça. Afinal, eu sou autônoma e muitas coisas podem acontecer];
  2. Além de guardar dinheiro para os 6 primeiros meses, guardar para a compra dos móveis. E pesquisar até cansar as melhores lojas e barganhar até o máximo. Compras a vista são sempre mais viáveis, além de você comprar mais barato, ainda tem a opção de pechinchar e não precisa começar sua vida nova com meio mundo de dívidas no cartão; 
  3. Colocar em uma planilha meus gastos fixos, um valor x para possíveis imprevistos e outro para o lazer [Todo mundo merece] e ter uma noção de quanto preciso ganhar no salário para ter a vida que quero ter, sem precisar pedir ajuda aos universitários [pais]

Você já tem tudo isso? Já refletiu e viu que sua estada na casa dos seus pais está com os dias contados? Tem idade suficiente pra isso? Fez todas as contas e tem dinheiro pra se manter? Não terá problema em precisar resolver tudo sozinho? Nem em ficar o tempo todo sozinho? Já tem até um planejamento pronto?

Põe em prática então! Se você leu esse post e viu que tem sim condições de sair de casa, agora é só colocar seu plano em prática. Uma meta que será riscada da sua agenda. 
Mas se viu que não, não tem problema! Você terá tempo para se planejar e conseguir alcançar seu desejo, só não pode perder o foco.
A saída das casas dos pais, é um momento que marca a sua vida. Se for bem planejado, será um momento para curtir, curtir a procura do imóvel, a compra dos móveis, a decoração do local. A felicidade de poder convidar seus pais para um almoço na sua própria casa e de poder enfim viver de acordo como você gosta. Quando não planejamos, pode ser que dê certo, mas a probabilidade que seja beeem mais complicado e difícil é bem maior, então, o que você prefere? Curtir esse momento ou fazer com que ele vire um estresse na sua vida?

Se leu tudo e viu que o problema todo é o danado do dinheiro, uma solução pra isso é dividir o ap/casa com alguém. Mas isso é assunto pra outro post.

E aí pessoal, o que acharam? Espero que tenham gostado desse tipo de post. 
Me contem aqui nos comentários. 

Um beijo!




Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...