17 de junho de 2015

Google Analytics: Entenda melhor como ele funciona.

Boa noite pessoaaaaal :)
Não foi possível fazer a post para o blog ontem, pois meu dia foi bastante corrido com a minha defesa de tcc!! Vejam só que coisa boa, a correria acabou e por enquanto (que não começa minha pós ou minha próxima graduação), vou ter bastante tempo para organizar o blog e não deixar o Discutindo Moda sem post. Quero conseguir fazer isso, para que o blog tenha posts todos os dias!!
Muitas dicas e coisas boas para vocês ♥

Hoje, eu vou falar de um assunto que até eu mesma, ainda estou aprendendo e me habituando, porém, algumas amigas blogueiras estavam precisando de um help e resolvi fazer esse post porque sei que tem muita blogueira com dúvidas sobre o Google Analytics! Ele é uma ferramenta importante para que nós tenhamos números certos na hora da criação do nosso mídia kit por exemplo e também para sabermos quais tipos de publicações estão sendo mais acessadas. Sei que tanto o wordpress como o blogger disponibiliza dados assim, porém nem sempre eles são confiáveis.

De início pensei em fazer em um só post, porém vi que ficaria muito extenso e vou dividi-lo em partes, pois quero explorar cada pedacinho desse analytics com vocês.

Vamos começar??




Para o início de tudo, primeiro é preciso se cadastrar! Isso, mesmo que você já tenha uma conta no google do seu blog é sim necessário se cadastrar. E é super fácil, é preciso apenas clicar em Criar conta e o google vai pedir que você faça o login, na mesma hora seu analytics está criado. Êba!


Essa é a tua página principal, quando você entrar vai ser a primeira coisa que vai ver! Não tenha medo de explorar o analytics, ele pode parecer um pouco difícil de entender no começo, mas se você se mantiver ativa nele todos os dias, se atualizando sobre seus números do blog vai se acostumar e entender tudo com facilidade.

A parte que grifei é onde você vai clicar para saber mais sobre os acessos do seu blog. Como é uma barra de rolagem, tem mais coisa embaixo. Mas para dividir o post em partes, vamos começar pelo público-alvo.
O que é que o analytics te dá de informação sobre eles? Tudo!


VISÃO GERAL

  1. Sessões é nada menos que as vezes que seu blog foi acessado. Diferentemente das...
  2. Visualizações que já é quantidade que de vezes que páginas do seu blog foram acessadas. Sejam elas do seu post ou das páginas do seu blog, como por exemplo... Sobre, Contato, Anuncie. As visualizações repetidas também são computadas nesse quesito; 
  3. Usuários: Consiste na quantidade de pessoas que fizeram pelo menos uma sessão em um determinado período;
  4. Páginas/Sessão é a quantidade de páginas vistas por sessão;
  5. Duração média da sessão: Já diz tudo né? Quanto tempo que ficam no seu blog por sessão em média.
  6. Taxa de rejeição: Esse nome é triste né? E quando a porcentagem tá alta a gente se sente realmente rejeitado HAHAHA. Mas para blogs iniciantes isso é normal gente, é apenas com o tempo que vamos ganhando leitores fiéis. Algumas pessoas conseguem isso com mais rapidez e outras não, mas não vamos desistir? Essa taxa nada mais é que a quantidade de visitas que foram feitas em apenas uma página. Ou seja, determinado leitor entrou no seu blog por um link de um post e saiu dele sem explorar o blog, sem clicar em outros posts por exemplo. 
  7. Porcentagem de novas sessões: É uma estimativa de primeiras visitas no seu blog. 

É possível também através da visão geral do público-alvo identificar quais idiomas, países, cidades e sistemas mais acessados no seu blog. Lembrando que todos esses quesitos são destrinchados Nas abas (Informações demográficas, Interesses, Geográfico, Comportamento, Tecnologia, Celular, Personalizado, Comparação de marcas) que existem no público-alvo.


USUÁRIOS ATIVOS



Simples gente, ele vai te informar quantos usuários ficam ativos no teu site/blog por um dia, por semana, por duas semanas e por um mês! É fácil de entender e faz você identificar em que momento o seu blog começa a crescer com os usuários e a diminuir.

Mas, com relação a análise de coorte eu preciso dizer a vocês com sinceridade que não tenho conseguido entender muito bem qual o verdadeiro sentido dela com relação aos blogs, sei através de pesquisa que ela serve para que nós consigamos entender a evolução das visitas no nosso site. Porém, tenho dúvidas quanto aos números que são oferecidos a nós, se essas porcentagens por dia significam a quantidade de usuários que voltaram a acessar o nosso blog ou se é alguma outra coisa. (Caso alguém saiba mais sobre isso peço por favor que me ajude, uma blogueira ajudando a outra né verdade?)


As informações demográficas nada mais é que os dados da idade e do sexo das pessoas que visitam teu site ou blog. No meu caso é possível ver que apenas mulheres acessem meu blog e com idade entre 18 a 34 anos. É legal porque temos o poder de saber quais idades acessam mais, fazendo com que tenhamos um público-alvo mais definido.
Lembrando que, é possível modificar a visualização que queremos ter onde marquei em vermelho. Podemos ver os dados por sessão, por durações média da sessão, por páginas/sessão, pela porcentagem de novas sessões e pela taxa de rejeição. Explorem isso pois os dados se modificam e assim podemos ter uma visão ainda melhor. De como por exemplo, as pessoas que acessam meu blog por exemplo, se elas estão maior na idade de 18-24 ou 25-34 e também das pessoas que acessam meu blog e não interagem com ela (taxa de rejeição), qual a idade dessas pessoas? É maior entre os 18-24 ou 25-34? Isso nos ajuda a identificar problemas e pensarmos em soluções para eles.

Na visão geral, temos como diz uma visão geral tanto de idade quanto de sexo. Mas caso queiram ter dados mais específicos sobre cada um é só clicar em "Idade" ou "Sexo", que o analytics te dará informações mais minuciosas.


Esta aba fala dos interesses de cada pessoa que acessa o seu site. Não se esqueçam que vocês sempre vão poder modificar a visualização na métrica principal, como falei a cima mostrando que podem mudar as visualizações (Duração média da sessão, Páginas/sessão, Porcentagem de novas sessões e taxa de rejeição) e que também podem aprofundar as informações clicando nos links abaixo da visão geral nos interesses.

Infelizmente nesta aba os interesses são mostrados em inglês e não em português que seria o ideal, mesmo assim é possível identificar quais tipos de assuntos que os seus leitores se interessam mais.


A questão do comportamento do seu leitor é muito importante e o analytics permite que você saiba qual a diferença na quantidade de novos visitantes e de visitantes que retornaram em "Novos x recorrentes". A frequência dos seus leitores, ou seja, leitores que só visitaram seu blog uma vez, duas, três e assim vai. E também o engajamento, o tempo de duração que seus leitores ficam no seu site.


As outras questões como geográfico, tecnologia, celular, personalizado e comparação de marcas são apenas formas de aprofundamento dos dados que já são informados na visão geral. Vamos lá para ter mais informações além das dadas na visão geral.

O personalizado e a comparação das marcas serve para quem logicamente já personalizou o analytics (coisa que ainda não fiz) e a comparação de marcas acredito que seja específico para sites de vendas!

O fluxo dos usuários é bem interessante, pois consiste numa visão geral das atitudes dos seus leitores.


Obs: Meninas, lembrem-se de trocar a data de quando o google analytics mostrará os dados do seu blog no canto esquerdo da tela. Eu acabei esquecendo de fazer isso e só hoje me toquei que estava vendo as informações apenas a partir de quando eu comecei a usar o analytics e não de quando o blog começou. Já modifiquei e vi que alguns números foram modificados, assim como visitas e sessões que aumentaram. Exemplifiquei na imagem abaixo com a data grifada.


Ufaaaaa, que post enorme!! Ficou bem extenso né gente? Mas quis terminar tudo sobre o público-alvo e só nos outros posts continuar falando sobre os outros recursos que o analytics nos oferece!
Espero que tenham gostado, que esse post os ajude a entender melhor o analytics, o seu próprio blog e compartilhem esse post para que outras pessoas possam ser ajudadas!!

Em breve terão novos posts sobre o analytics.

Um beijo grande pra vocês.

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